4 de set. de 2015

Listinha de favoritos: Quem é Você, Alasca? (John Green)

John Green 
"[...] se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."
Quem é Você, Alasca? é um dos meus livros favoritos e definitivamente meu livro favorito do John Green, foi o primeiro livro que eu li do autor e até agora nenhum outro, nem mesmo A Culpa é das Estrelas conseguiu me conquistar tanto como esse. 

O livro tem como protagonista Miles Halter, um adolescente que resolve ir estudar em um internato no Alabama por estar cansado da mesmice da sua vida. Miles tem a mania de colecionar últimas palavras e quando questionado porque ir estudar em Culver Creek ele diz que sai em busca do que François Rabelais disse quando estava a beira da morte "O Grande Talvez".

Em Culver Creek ele faz amizade logo de cara com Chip Martin, mais conhecido como Coronel, ele apelida Miles de Gordo e assim que vamos chamá-lo ao longo do livro. Coronel apresenta Gordo aos seus amigos Takumi e Alasca Young.



Alasca é uma verdadeira incógnita para Gordo, ora brincalhona, impetuosa, capaz de bolar os melhores trotes da escola; ora mau humorada, irritante, mandona, ela enlouquece Gordo que não consegue acompanhar, muito menos entender suas variações de humor repentinas.

Gordo se vê apaixonado por Alasca, e ao passo que ele procura um "Grande Talvez", tudo o que Alasca procura é uma forma de sair do que ela chama de "labirinto de sofrimento". Alasca nos arrasta para esse tal labirinto que nada mais é do que a própria vida, ela nos faz refletir sobre a sua efemeridade, sobre como as coias podem estar bem em um dia e no outro tudo muda.

Quem é você, Alasca? é um livro muito envolvente, com uma historia magnífica e cheio das sacadas geniais típicas de John Green. A contagem dos capítulos marca também a passagem do tempo da história, o livro é dividido em antes e depois e a contagem começa com 136 dias antes e assim vai, deixando o leitor curioso e aguardando que algo grande aconteça ao final da contagem.
Fotografias: Mayse Silva

Essa é minha dica de leitura de hoje, quem já leu fique a vontade para deixar nos comentários sua opinião. Gostou? Não? Porque? Quem gosta do trabalho do John Green não pode deixar de ler este livro, como disse no início do post esse pra mim é sem sombra de dúvidas o melhor livro do autor. 
Para o post não ficar muito longo vou postar meus quotes favoritos numa postagem a parte, porque são muitos, e não consegui reduzir tanto. Então em breve faço para vocês uma postagem exclusiva de quotes de Quem é Você, Alasca? ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário