20 de out. de 2016

Daredevil (Primeira temporada)


   Oi gente! Hoje eu vou fazer uma review bem rapidinha da primeira temporada da série Daredevil (Demolidor). A série é original da Netflix, primeira produção em parceria com a Marvel, já tem duas temporadas (em breve faço review da segunda também) e já esperamos ansiosamente pela terceira.

   O Demolidor já é um personagem bem conhecido do universo Marvel, houve inclusive no ano de 2003 uma adaptação cinematográfica com Ben Affleck, mas não deu muito certo, então em abril de 2015 a rainha  Netflix trouxe o Matt Murdock de volta em uma série maravilhosa. <3

   Pra quem quer saber se a série tem alguma ligação com o universo cinematográfico da Marvel, tem sim, a série já no primeiro episodio mostra a devastação que a Batalha de New York (The Avengers, 2012) provocou em Hell's Kitchen, lar de Matt Murdock, que está retornando, após formado em direito com seu melhor amigo Foggy, para juntos abrirem um escritório. Daredevil também faz ponte com Agents of S.H.I.E.L.D. quando em flashbacks mostra o orfanato onde Matt morou: o Saint Agnes, mesmo orfanato em que vive a Skye/Daisy de AoS. Tem Stan Lee, porque claro, ele não perde uma, e muitas outras ligaões com outras producoes.
     
     No meio do caos de Hell's Kitchen, surgiram mafiosos, empresas corruptas, para se aproveitarem da reconstrução da cidade após a guerra e é nesse cenário que Matt irá iniciar sua carreira de combate ao crime: de dia, como advogado e de noite, como justiceiro.



    O primeiro caso que a dupla novata de advogados, Nelson & Murdock irá pegar é decisivo para o desenrolar da trama, em ambos os lados. A primeira cliente da dupla é Karen Page, acusada de um assassinato que não cometeu, e por não ter como pagar pelo serviço da dupla, vai ser a assistente deles e se torna uma personagem de peso para a história. Eu simplesmente amei a Karen, é uma personagem feminina muito forte, ela evolui bastante, e consegue roubar a cena com sua determinação e coragem, e junto com Matt e Foggy mergulha de cabeça no submundo do crime. 



    Algo que gostei na série foi não enrolarem tanto com o passado do protagonista, já no início, mostram o acidente na infância do Matt, em que um caminhão de produtos químicos deixaram-no cego e ampliaram seus sentidos, e aos poucos, no decorrer da trama, é que vamos vendo seu passado com seu pai, que era lutador, o que explica o apego do Matt a academia, a escolha da cor do seu uniforme. Mas tudo isso sem ser cansativo.

      Definitivamente, Daredevil não é uma série para crianças, a série é bastante violenta, e nesse aspecto é bem diferente do universo dos filmes e até mesmo das séries da Marvel que passam/passavam na tv (Agents of Shield e Agent Carter). Por não ter que passar pela censura mais "rígida" da televisão a Netflix teve liberdade para dar um tom mais sombrio à serie. Mostra o submundo do crime sem glamourização, nada de lutas muito coreografadas como as da Viúva Negra ou do Capitão América, tem muito sangue, muita brutalidade, são lutas de tirar o fôlego, em algumas até o próprio Matt cai. É aí onde entra a Claire Temple, enfermeira do Metro-General, que em alguns momentos ira cuidar dos ferimentos do Matt ( e que aparece também em Jessica Jones e Luke Cage).



   Quanto aos vilões, temos os mafiosos russos, japoneses e chineses, mas quem se levanta como rei é o Wilson Fisk, um homem cheio de tiques, apaixonado pelo lugar onde viveu a infância, pretende transformar Hell's Kitchen em lugar melhor.  Claro, melhor do seu ponto de vista. Ele usa métodos bastante questionáveis, e está disposto a passar por cima de tudo e todos para atingir seu objetivo. E Matt, vai lutar de todas formas para detê-lo, quando falo todas, digo como advogado e justiceiro, porque não foi só o lado justiceiro do protagonista que foi bem trabalhado, mas o advogado também. 



      Mesmo que em alguns (poucos) momentos a série enrole um pouco, vale muito a pena ser assistida, esse tom mais adulto que a Netflix trouxe para as adaptações da Marvel é simplesmente maravilhoso. Super recomendo a série, até porque ela já está na minha lista de séries favoritas. 
     E vocês já assistiram? O que acharam da série? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário